Reportagem

“A cada 18 segundos, uma pessoa no mundo morre com cancro do pulmão”. Esta foi uma das mensagens de alerta partilhadas durante o lançamento da Aliança para o Cancro do Pulmão, iniciativa inspirada no projeto The Lung Ambition Alliance. A assinatura do protocolo decorreu no Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, assinalado no dia 4 de fevereiro, onde se reuniram várias entidades, entre as quais a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), a Pulmonale, o Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a AstraZeneca. As associações unem assim esforços para combater o cancro do pulmão, tumor que não é o mais prevalente em Portugal, mas é o que mais mata. O My Pneumologia marcou presença na assinatura do protocolo e conversou com os representantes das associações envolvidas nesta Aliança. Leia a reportagem na íntegra.
Entrevistas

“Os doentes com hipertensão pulmonar e insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEp) apresentam uma mortalidade muito substancial ao fim de três anos.” Palavras do Prof. Doutor Rui Baptista, do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, em entrevista à My Pneumologia, no seguimento da sua participação na sessão “Estado da Arte na IC com Fração de Ejeção Preservada”, no CPC2022. Assista ao depoimento.

“Os impactos da rinossinusite na qualidade de vida podem ser brutais, com consequências na vida familiar, social e laboral, e cada vez temos menos razões para nos resignarmos perante aquele doente que ‘anda sempre ranhoso’”. Quem o afirma é o Dr. João Fonseca Neves, otorrinolaringologista, no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, no âmbito do Dia Mundial da Consciencialização para a Rinossinusite Crónica Grave com Polipose Nasal, que se assinala hoje, 20 de abril. Leia a entrevista na íntegra.