Opinião

4.ªs Atualizações em Cancro do Pulmão CUF
Dr.ª Bárbara Parente, pneumologista do Hospital CUF Porto e Coordenadora Norte do Instituto CUF de Oncologia
27 maio 2021

Saiba como correu as 4.ªs Atualizações em Cancro do Pulmão CUF através do artigo de opinião da Dr.ª Bárbara Parente, pneumologista do Hospital CUF Porto e Coordenadora Norte do Instituto CUF de Oncologia.

Rinossinusite crónica com pólipos nasais – inovação terapêutica
Dr. João Pimentel, otorrinolaringologista
07 maio 2021

Saiba qual a nova opção terapêutica para doentes com rinossinusite crónica associada a polipose nasal, através da opinião do otorrinolaringologista Dr. João Pimentel.

Cancro do pulmão epidermoide avançado: uma nova opção terapêutica
Dr. Fernando Barata, diretor do Departamento Oncologia do CHUC
09 Abr. 2021

O estudo KEYNOTE-407 comparou, no carcinoma do pulmão de células não pequenas, avançado ou metastático, de histologia epidermoide ou escamosa, a associação de pembrolizumab e quimioterapia (carboplatinio junto com paclitaxel ou nab-paclitaxel) versus o mesmo dupleto de quimioterapia isolado.

Dia Mundial da Tuberculose: "Consequências devastadoras a nível da saúde global"
Dr. António Domingos, pneumologista e coordenador da Comissão de Trabalho de Tuberculose da Sociedade Portuguesa de Pneumologia
26 Mar. 2021

Conheça a opinião do pneumologista e coordenador da Comissão de Trabalho de Tuberculose da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), Dr. António Domingos, no âmbito do Dia Mundial da Tuberculose, celebrado em 24 de março, sobre a importância de combater esta patologia. 

Asma e gravidez: As respostas às suas dúvidas no Dia Internacional da Mulher
Dr.ª Rita Aguiar, Imunoalergologista, Hospital CUF Descobertas, Lisboa
12 Mar. 2021

A gravidez agrava a asma e a medicação da asma é segura durante a gravidez são as duas questões abordadas pela Dr.ª Rita Aguiar, imunoalergologista do Hospital CUF Descobertas. 

Influência da COVID-19 na formação em Pneumologia
Dr. Tiago Alfaro, Pneumologista no Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
27 Nov. 2020

A pandemia de 2020 obrigou a alterações sem precedentes na sociedade civil portuguesa, particularmente sentidas nos sistemas e cuidados de saúde. A Pneumologia enquanto especialidade foi uma das mais envolvidas no diagnóstico e tratamento dos doentes com COVID-19 ou a sua suspeita. Os profissionais em formação, tipicamente mais jovens estiveram quase sempre na linha da frente, com participação nas urgências e enfermarias COVID. Esta nova atividade associou-se ainda à suspensão de muita da atividade habitual hospitalar, fundamental à formação. Uma outra vertente foi o adiamento de formações e avaliações intercalares e finais, com consequências diretas na progressão dos formandos.

A telemonitorização no tratamento do doente com SAOS durante a pandemia
João Tiago Pereira, Product & Business Development Manager Linde Saúde
02 Out. 2020
A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) é um distúrbio respiratório comum, frequentemente não reconhecido e, embora não existam estudos epidemiológicos em Portugal, e segundo o Plano Nacional para as Doenças Respiratórias, estima-se que a prevalência da SAOS na população portuguesa (adultos) seja cerca de 20%.
COVID-19: mais uma razão para deixar de fumar
Dr.ª Elga Freire, coordenadora do Núcleo de Estudos de Medicina Paliativa da SPMI
28 maio 2020

A 31 de maio celebra-se o Dia Mundial sem Tabaco e a Medicina Interna não pode deixar de assinalar esta data, uma vez que os internistas todos os dias tratam doentes com as mais graves repercussões do tabagismo.

Asma e gravidez: "mau controlo da asma acarreta maior risco para o feto do que o tratamento por si só"
Dr.ª Rita Gerardo e Dr.ª Lígia Fernandes, Comissão de Alergologia Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia
06 Set. 2019

A asma é uma doença comum caracterizada por inflamação crónica e obstrução transitória e potencialmente reversível das vias aéreas. A obstrução é variável e frequentemente reversível, quer espontaneamente quer após recurso a medicação. 

Hipertensão pulmonar: o desafio de diagnosticar e tratar precocemente
Prof. Doutor Mário Santos, cardiologista da Unidade de Doença Vascular Pulmonar do Hospital Santo António/Centro Hospitalar Universitário do Porto
10 maio 2019

Hipertensão pulmonar designa um aumento da pressão sanguínea na artéria pulmonar. A simplicidade desta definição contrasta com a sua complexidade etiológica, que torna exigente a tarefa clínica de encontrar a patologia causadora deste distúrbio de pressão. São várias dezenas as entidades clínicas que podem provocar hipertensão pulmonar, desde a insuficiência cardíaca esquerda ou a doença pulmonar obstrutiva crónica, muito prevalentes na população geral, até patologias mais raras, como a sarcoidose ou o angiossarcoma. Comum a todas elas é o facto de a presença de hipertensão pulmonar constituir um sinal de pior prognóstico.

 

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

RespTalks

 

Opinião

Asma e gravidez: "mau controlo da asma acarreta maior risco para o feto do que o tratamento por si só"
Dr.ª Rita Gerardo e Dr.ª Lígia Fernandes, Comissão de Alergologia Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia

PUB

Apoio

AstrazenecaBialBoehringer IngelheimMedinfar

 

MSDMundipharmaRoche