Opinião

É este o tempo da broncoscopia robótica?
Prof. Doutor Helder Novais-Bastos
02 Ago. 2022

O diagnóstico precoce do cancro do pulmão é mandatório no prognóstico do doente, afirma o Prof. Doutor Helder Novais-Bastos, indicando por isso programas de rastreio e novos métodos de deteção para alcançar mais fácil e rapidamente este objetivo. Leia a opinião do especialista.

"Procurar ajuda especializada para a cessação tabágica quadruplica a taxa de sucesso"
Dr. José Carlos Carneiro
29 Jul. 2022

 A consulta de cessação tabágica é um dos serviço disponíveis no Hospital CUF Porto. O Dr. José Carlos Carneiro, pneumologista no mesmo hospital, é um dos especialistas que dá essa consulta. Leia a opinião do clínico sobre a temática onde aborda o porquê, apresentando dados que sustentam a sua visão.

Atezolizumab, a primeira imunoterapia financiada em Portugal para o tratamento de 1.ª linha do CPPC-DE
Prof.ª Doutora Bárbara Parente
29 Jul. 2022

Foi recentemente anunciado o financiamento de atezolizumab, em combinação com carboplatina e etoposido,  para o tratamento de primeira linha de doentes adultos com cancro do pulmão de pequenas células, doença extensa (CPPC-DE). A Prof.ª Doutora Bárbara Parente, coordenadora do Instituto CUF Oncologia Norte e responsável da Unidade do Cancro do Pulmão, HCUFPorto, faz uma avaliação a esta revisão e partilha a sua experiência de utilização do regime do IMpower133. Leia o artigo de opinião.

DPOC: a importância do diagnóstico precoce
Dr.ª Mafalda van Zeller
08 Jul. 2022

A Dr.ª Mafalda van Zeller, pneumologista do Centro Hospitalar e Universitário de São João, partilhou a importância de detetar a DPOC precocemente, destacando dados dos mais recentes estudos. Leia o artigo de opinião. 

Asma: identificar e tratar adequadamente
Dr.ª Isabel Neves
12 maio 2022

Leia o artigo de opinião da Dr.ª Isabel Neves, do Núcleo de Estudo de Doenças Respiratórias da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, sobre a asma e o seu diagnóstico e tratamento. 

Obesidade e apneia do sono
Dr.ª Mafalda van Zeller e Dr.ª Vânia Caldeira
04 Mar. 2022

Leia o artigo de opinião da Dr.ª Mafalda van Zeller e da Dr.ª Vânia Caldeira, pneumologistas e membros da Sociedade Portuguesa de Pneumologia - Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono, para assinalar o Dia Mundial da Obesidade, que se celebra hoje, 4 de março, no qual as médicas destacam a relação desta epidemia atual com os problemas de sono, com a evidência científica a demonstrar uma clara relação entre a privação de sono e a obesidade.

A vacinação é uma arma contra a pneumonia
Dr. Vasco Barreto
22 Nov. 2021

Leia a opinião do Dr. Vasco Barreto, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), relativamente à importância da vacinação contra a pneumonia.

Ciência e conhecimento no combate à COVID-19
Dr.ª Filipa Costa
12 Nov. 2021

No dia 1 de outubro, data que marcou o início da implementação das medidas de desconfinamento e de abertura da sociedade, decorreu, no 12.º Congresso de Pneumologia do Centro, a mesa-redonda “Pandemónio COVID-19”. Nesta mesa-redonda, moderada pelo Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro, o Prof. Doutor Filipe Froes e o Prof. Doutor Henrique Oliveira fizeram uma contextualização e update da COVID-19 e a Dr.ª Filipa Costa falou das sequelas da COVID-19.

Fatores associados à mortalidade intra-hospitalar por pneumonia adquirida na comunidade em Portugal
Enf. Ezequiel Pessoa
29 Set. 2021

O trabalho “Factors associated with community-acquired pneumonia in-hospital mortality in Portugal”, realizado pelo Enf. Ezequiel Pessoa, a Prof.ª Doutora Cristina Bárbara, a Prof.ª Doutora Andreia Costa e o Prof. Doutor Paulo Nogueira e apresentado no International Congress 2021 da ERS, foi exposto sob a forma de e-Poster e apresentado e discutido na sessão denominada Epidemiology and burden of tuberculosis and other lung diseases. Leia o resumo do trabalho, escrito pelo Enf. Ezequiel Pessoa, professor adjunto na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.

Quais os riscos genéticos que interferem com o grau de gravidade à infeção por SARS-CoV-2?
Dr. Rui Marçalo
29 Set. 2021

No âmbito do projeto de Doutoramento que está atualmente a desenvolver no Lab3R, o Dr. Rui Marçalo procura explorar a contribuição da componente genética para o desenvolvimento, prognóstico e resposta a terapias em pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). No texto que se segue, o Dr. Rui Marçalo resume o conteúdo de dois trabalhos, em que colaborou como coautor, apresentados recentemente no Congresso da ERS 2021: “Genetic risk for Covid 19 outcomes in COPD” e “The worldwide COVID-19 genetic risk scenario”.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

RespTalks

 

Opinião

Asma e gravidez: "mau controlo da asma acarreta maior risco para o feto do que o tratamento por si só"
Dr.ª Rita Gerardo e Dr.ª Lígia Fernandes, Comissão de Alergologia Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia

PUB

Apoio

AstrazenecaBialBoehringer IngelheimCSL BehringJanssenMedinfar

 

MSDMundipharmaNovartisPfizerRecordatiRocheVitalAire