Entrevistas

Mudança de paradigma no tratamento em primeira linha do CPNPC: Infarmed aprova financiamento de nova terapêutica
Prof.ª Doutora Paula Borralho
02 Jul. 2020

“Esta é mais uma oportunidade para os doentes com cancro do pulmão de células não-pequenas (CPCNP), uma vez que assim conseguem ter uma terapêutica mais dirigida, que é mais eficaz. Esta associação de imunoterapia com quimioterapia dá mais oportunidades e, acima de tudo, a mais doentes “. As palavras são da Prof.ª Doutora Paula Borralho sobre a aprovação do financiamento da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) da combinação das duas terapêuticas para o tratamento em primeira linha de doentes com CPCNP. Em entrevista, a especialista explica o papel “importante e fundamental” do anatomopatologista na abordagem destes doentes. Assista ao vídeo.

Novidades no tratamento do cancro do pulmão
Dr. Fernando Barata
22 Jun. 2020

O último dia da versão virtual dos Encontros da Primavera 2020 começou com uma sessão dedicada ao cancro do pulmão, que contou com uma apresentação centrada no carcinoma de pequenas células e duas focadas no carcinoma de não pequenas células. O My Pneumologia conversou com um dos moderadores, o Dr. Fernando Barata, assistente hospitalar sénior de Pneumologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), que explicou de forma resumida as principais mensagens partilhadas em todas as palestras. Assista ao vídeo.

O impacto da pandemia na gestão do doente com cancro do pulmão
Dr.ª Margarida Felizardo
15 Jun. 2020

A crise pandémica que o país atravessa surtiu consequências diretas nos cuidados de saúde, nos quais se destacam os doentes oncológicos como uma das maiores preocupações dos profissionais de saúde. Neste sentido, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a AstraZeneca organizaram o webinar “Conversas sem fronteiras: terá a pandemia alterado a gestão do cancro do pulmão?”. A Dr.ª Margarida Felizardo, moderadora da sessão virtual, salientou, em entrevista, a importância da partilha de experiências entre Itália, Espanha e Portugal para um maior conhecimento sobre a nova doença e a gestão da mesma, mantendo os cuidados oncológicos.

App +Próximo deteta complicações respiratórias no contexto da COVID-19
Nuno Guerra
14 maio 2020

A Create IT, empresa portuguesa focada no desenvolvimento de sistemas multiplataforma críticos e de suporte ao negócio, lançou a App +Próximo. Trata-se de uma aplicação gratuita para detetar ainda numa fase precoce situações de complicações respiratórias, no contexto da COVID-19, com o auxílio de um oxímetro. Nuno Guerra é CEO da Create IT e explica ao My Pneumologia todo o processo de desenvolvimento do projeto, desde a fase inicial até entrar em funcionamento, evidenciando o papel das instituições envolvidas e perspetivas de futuro.

COVID-19, uma infeção que veio para ficar
Dr. Pedro Boléo-Tomé
08 maio 2020

A enfermaria do Serviço de Pneumologia do Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra) foi das primeiras a ser transformada para receber doentes com COVID-19 e neste momento apenas acolhe pessoas com esta patologia, segundo o Dr. Pedro Boléo-Tomé. Em entrevista ao My Pneumologia, o pneumologista foca aspetos ligados a “uma infeção que veio para ficar”. Assista ao vídeo.

COVID-19: “Uma das melhores formas das pessoas se protegerem é não fumarem”
Dr. Pedro Boléo-Tomé
30 Abr. 2020

Sendo a COVID-19 uma doença ainda com muito por descobrir, uma das grandes certezas dos profissionais de saúde diz respeito ao consumo de tabaco, quer de cigarros, quer de produtos relacionados com o mesmo. Quem o explica é o Dr. Pedro Boléo-Tomé, do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, que, em conversa com o My Pneumologia, comenta o documento emitido pela Comissão de Trabalho de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) acerca do efeito nefasto da nicotina no sistema respiratório, particularmente na COVID-19. Veja as declarações em vídeo e saiba qual a opinião do especialista.

Dia Mundial do Sono: obesidade aumenta risco de síndrome de apneia obstrutiva do sono
Prof.ª Doutora Marta Drummond
19 Mar. 2020

No âmbito do Dia Mundial do Sono, que se assinalou no dia 13 de março, a Prof.ª Doutora Marta Drummond, coordenadora do laboratório de Fisiopatologia Respiratória, Sono e Ventilação Não Invasiva do Centro Hospitalar e Universitário São João, falou com o My Pneumologia acerca das várias implicações a nível respiratório na obesidade. Leia o artigo da professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

O impacto da Anatomia Patológica nos outcomes terapêuticos
Prof.ª Doutora Catarina Eloy e Prof.ª Doutora Paula Borralho
07 Fev. 2020

A Prof.ª Doutora Catarina Eloy, do Instituto de Patologia e Imunologia da Universidade do Porto, foi desafiada a comentar o impacto da Anatomia Patológica nos outcomes terapêuticos. Nas últimas décadas, a especialidade expandiu as suas valências, uma vez que “não providencia apenas o diagnóstico, mas já consegue introduzir alguns elementos indicativos de prognóstico e discriminadores de resposta à terapêutica”, menciona a anatomopatologista. O My Pneumologia conversou ainda com a Prof.ª Doutora Paula Borralho, que explicou o papel do anatomopatologista na avaliação da expressão do PDL-1. Veja os vídeos.

Farmacêutico e médico: a relação pela melhoria da qualidade de vida do doente com cancro do pulmão
Dr.ª Teresa Almodôvar
07 Fev. 2020

A relação entre o farmacêutico e o médico e seu impacto na abordagem terapêutica do doente com cancro do pulmão são fundamentais na melhoria da qualidade de vida deste doente. Palavras da Dr.ª Teresa Almodôvar, presidente do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão, em entrevista ao My Pneumologia, quando questionada sobre o papel do farmacêutico na gestão do doente oncológico. Assista ao vídeo.

O papel do enfermeiro na gestão do doente com CPCNP
Enf.ª Aida Cardoso
30 Jan. 2020

Atestando o rigor dos ensaios clínicos, a Enf.ª Aida Cardoso explica a importância da presença de um enfermeiro na gestão do doente com cancro do pulmão de células não pequenas (CPCNP), uma vez que “é a pessoa mais próxima do doente”. De opinião similar é a Dr.ª Gabriela Fernandes, que, em entrevista ao My Pneumologia, menciona as razões pelas quais o enfermeiro se destaca na gestão deste doente. Veja os depoimentos em vídeo.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

RespTalks

RespTalks

Opinião

Asma e gravidez: "mau controlo da asma acarreta maior risco para o feto do que o tratamento por si só"
Dr.ª Rita Gerardo e Dr.ª Lígia Fernandes, Comissão de Alergologia Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia

PUB

Apoio

AstrazenecaBialBoehringer IngelheimMedinfar

 

MSDTakeda