Entrevistas

Campanha alerta para riscos associados ao uso excessivo da medicação de alívio na asma
Prof. Doutor Filipe Froes
14 maio 2021

"Quebra o Ciclo - Deixa a asma sem fôlego" é o título da campanha, desenvolvida pela AstraZeneca, que procura alertar e sensibilizar os profissionais de saúde para os riscos associados ao uso excessivo da medicação de alívio por parte dos doentes com asma. O relatório do Programa Nacional para as Doenças Respiratórias 2017 dá conta de que, em Portugal, existem cerca de 700 mil pessoas que vivem com asma. Segundo os dados de um estudo realizado em 2015 (“Asthma control in the Portuguese National Asthma Survey - ScienceDirect”), 43% dos 700 mil portugueses não têm a asma controlada. E, perante as crises, recorrem frequentemente a medicação de alívio. Perante este cenário, o Prof. Doutor Filipe Froes, pneumologista, aponta as consequências e os riscos associados ao uso excessivo da medicação de alívio.

Hipertensão pulmonar: “Os desafios são constantes, quer estejamos em pandemia ou não”
Dr.ª Maria João Canas Saraiva
30 Abr. 2021

“Continuamos a trabalhar junto dos doentes assegurando que são seguidos nas melhores condições e que têm acesso aos medicamentos sem se deslocarem ao hospital.” Quem o afirma é a presidente da Associação da Hipertensão Pulmonar, Dr.ª Maria João Canas Saraiva, em entrevista à My Pneumologia. Para assinalar o Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar, refere que apesar de a pandemia ter-se sentido pouco nesta doença, os desafios continuam a ser inúmeros e que o diagnóstico e o tratamento atempado deve ser posto em prática.

Prof.ª Doutora Cristina Bárbara Caetano: “Há que manter alguns dos serviços virtuais para situações mais estabilizadas”
Prof.ª Doutora Cristina Bárbara Caetano
16 Abr. 2021

Perante o contexto atual, a diretora do Serviço de Pneumologia do Hospital de Santa Maria, Prof.ª Doutora Cristina Bárbara Caetano, partilha os desafios encontrados ao longo do último ano e as aprendizagens que serão úteis para o futuro.

“Um em cada sete portugueses com mais de 40 anos sofre de DPOC”
Dr.ª Mafalda Van Zeller
09 Abr. 2021

“O subdiagnóstico de DPOC em Portugal é ainda um problema”. Quem o afirma é a Dr.ª Mafalda Van Zeller, pneumologista no Centro Hospitalar e Universitário de São João, em entrevista. Além de os doentes com DPOC estarem mais vulneráveis às complicações do SARS-CoV-2, o diagnóstico e o tratamento terapêutico também sofreram um grande impacto. Leia a entrevista na íntegra.

Pneumoscópio: “Passaremos a fazer uma melhor caracterização dos internamentos e da mortalidade”
Dr. Jaime Pina
09 Abr. 2021

“Através do Pneumoscópio, passaremos a fazer uma melhor caracterização dos internamentos e da mortalidade e passamos a poder ter em conta o perfil de ambas as patologias, aumentar o conhecimento sobre ambas e delinear estratégias de prevenção e de atuação.” Quem o explica é o Dr. Jaime Pina, vice-presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão, em entrevista à My Pneumologia. O Pneumoscópio, disponível desde 29 de março, é uma nova plataforma, responsável pela representação geoespacial de Portugal Continental da pneumologia e da meningite.

Prof. Doutor Paulo Lúcio apela à participação, hoje, na conferência “No caminho da evolução”
Prof. Doutor Paulo Lúcio
26 Mar. 2021

O Prof. Doutor Paulo Lúcio, diretor da Unidade de Hemato-oncologia da Fundação Champalimaud, convida a comunidade médica a participar na conferência “No caminho da evolução”, promovida pela Bristol Myers-Squibb, sobre Oncologia e Hematologia. O evento decorre hoje, pelas 18h00. Assista ao vídeo.

Prof. Doutor Luís Costa realça tumores sólidos e hemato-oncológicos na sessão “No caminho da evolução”
Prof. Doutor Luís Costa
26 Mar. 2021

No âmbito da Conferência “No caminho da evolução”, o Prof. Doutor Luís Costa, do Centro Hospitalar Lisboa Norte, apela à participação da comunidade científica e dos profissionais de saúde. Durante esta sexta e sábado, este evento reúne especialistas nacionais e internacionais de renome. Assista ao vídeo.

GSK e SPP procuram formar futuros líderes em DPOC
Dr.ª Paula Pinto e Dr.ª Carla Fernandes
26 Mar. 2021

A GSK e a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) lançam o Programa de Formação Future COPD Leaders Program. Destinada a jovens pneumologistas, esta formação tem como objetivo desenvolver a área da investigação científica da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), promovendo uma evolução da carreira profissional destes jovens. Em entrevista à My Pneumologia, a Dr.ª Paula Pinto, vice-presidente da SPP, e a Dr.ª Carla Fernandes, diretora médica da GSK, consideram que, mesmo em contexto pandémico, é importante manter a aprendizagem contínua e o desenvolvimento de competências profissionais da comunidade médica.

Dr. Nuno Jacinto: “Passamos largamente o nosso limite”
Dr. Nuno Jacinto
19 Mar. 2021

“Passamos largamente o nosso limite e, mesmo assim, continuamos a trabalhar dentro do que nos era possível”, assegura o Dr. Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e médico de família na USF Salus, em Évora. Num olhar para o futuro, acredita que os desafios serão os mesmos que já existiam: manter o acompanhamento de todos os doentes, controlar os fatores de risco e garantir que as suas orientações são ouvidas e colocadas em prática.

Prof. Doutor António Araújo convida clínicos a assistir à sessão “No caminho da evolução”
Prof. Doutor António Araújo
18 Mar. 2021

O Prof. Doutor António Araújo, diretor do Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar Universitário do Porto, assegura que a Conferência “No caminho da evolução” vai “ser um evento a que todos devem assistir”. Assista ao vídeo.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

RespTalks

 

Opinião

Asma e gravidez: "mau controlo da asma acarreta maior risco para o feto do que o tratamento por si só"
Dr.ª Rita Gerardo e Dr.ª Lígia Fernandes, Comissão de Alergologia Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia

PUB

Apoio

AstrazenecaBialBoehringer IngelheimMedinfar

 

MSDMundipharmaRoche