Entrevistas

Está disponível para toda a população mais uma vacina de prevenção da doença invasiva pneumocócica
Prof. Doutor Filipe Froes
13 Set. 2019

“A prevenção é sempre a melhor forma de tratar qualquer doença e evitar a sua morbilidade, eventuais sequelas e os custos diretos, indiretos e intangíveis”. Quem o afirma é o Prof. Doutor Filipe Froes, coordenador da área das Infeções Respiratórias do Plano Nacional para as Doenças Respiratórias e perito da Comissão Técnica Nacional de Vacinação. Em entrevista, o pneumologista explica as vantagens da reintrodução no mercado da vacina antipneumocócica 23-valente, incluída no PNV (para grupos de risco) e igualmente disponível para todos os utentes que não se enquadrem nas recomendações da DGS.

Ir além da terapêutica: AstraZeneca dedicada em criar parcerias para promover os melhores cuidados em saúde
Dr.ª Diana Malhado
13 Set. 2019

A Oncologia é, a par das áreas respiratória e cardiovascular, renal e metabólica, uma das principais esferas de atuação da biofarmacêutica AstraZeneca. Os últimos quatro anos foram particularmente marcados pela inovação neste campo, impulsionada pela ambição da farmacêutica em “lançar seis novas moléculas em seis anos”, revela em entrevista a oncology business unit director da companhia, Dr.ª Diana Malhado.

Investigadores da FFUL pesquisam novos compostos para eventual medicamento para a tuberculose
Prof.ª Doutora Francisca Lopes
13 Set. 2019

Termina em 2021 um projeto de investigação liderado pela Prof.ª Doutora Francisca Lopes na área da tuberculose. Os investigadores estão neste momento a otimizar compostos, de maneira a obter um composto com melhores especificações. Eis uma entre várias etapas do longo processo que é criar um novo fármaco.

Guidelines GINA 2019: "Aquilo que se espera é contrariar a realidade"
Dr.ª Carla Fernandes
06 Set. 2019

A Dr.ª Carla Fernandes, Medical & Regulatory Affairs director da AstraZeneca, em entrevista ao My Pneumologia, comentou as novas guidelines da Global Initiative for Asthma (GINA) 2019 e realçou os benefícios concretos destas mudanças para os doentes. Leia a entrevista completa.

Imunoterapia no cancro: como torná-la mais eficaz e selecionar bem os doentes?
Prof. Doutor Luís Costa
05 Set. 2019

A Roche, com o objetivo de organizar um evento sobre a imunoterapia no cancro que fosse uma mais valia para a comunidade médica, convidou um Comité Científico para elaborar o programa do “Shaping tomorrow: redefining cancer immunotherapy”, reunião que ocorreu a 11 de maio, na Nova School of Business and Economics, em Carcavelos. O moderador da primeira palestra, o Prof. Doutor Luís Costa, diretor do Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria e um dos membros do Comité Científico deste evento, em entrevista ao My Pneumologia, destacou as mensagens principais da apresentação do Prof. Doutor Conrad Bleul, diretor médico de Oncologia da Roche, e explicou a importância deste tipo de eventos.

CUF Update in Oncology com programa científico ambicioso e multidisciplinar
Prof.ª Doutora Bárbara Parente
27 Ago. 2019

"Trata-se, talvez, da primeira atualização transversal a todas as áreas da Oncologia efetuada após ASCO, WCLC e ESMO" refere a Prof.ª Doutora Bárbara Parente, coordenadora Norte do CUF Instituto Oncologia, a propósito da 4.ª edição da CUF Update in Oncology. O encontro científico terá lugar no dia 25 de outubro em Coimbra, em local ainda a definir. Leia a entrevista completa.

CUF Update in Oncology: quais as novidades da Imunoterapia no cancro do pulmão?
Dr.ª Encarnação Teixeira, pneumologista do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte - Hospital de Santa Maria
23 Ago. 2019

CUF Academic Center e CUF Instituto de Oncologia organizam a 4.ª edição da CUF Update in Oncology no dia 25 de outubro em Coimbra, em local ainda a definir. O programa preliminar já se encontra disponível online. A Dr.ª Encarnação Teixeira, pneumologista do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte - Hospital de Santa Maria, abordará as novidades da Imunoterapia no cancro do pulmão. Em entrevista ao My Pneumologia, a especialista evidencia a importância do tema. Leia a entrevista. 

“A Imunoterapia é considerada um novo paradigma para alguns tumores e uma arma terapêutica adicional para outros”
Dr. Paulo Cortes
25 Jul. 2019

Almejando uma mudança no paradigma organizacional e de pensamento nas áreas da Oncologia e Imunoterapia, a Roche organizou o evento “Shaping tomorrow: redefining cancer Immunotherapy”, que decorreu no dia 11 de maio na Nova School of Business and Economics, em Carcavelos. O Dr. Paulo Cortes, coordenador da Unidade de Oncologia do Hospital dos Lusíadas Lisboa, integrou o painel de moderadores do evento, tendo moderado a sessão intitulada The influence of host in the response to Immunotherapy: age, sex and microbiome. Em entrevista ao My Pneumologia, destacou os principais pontos desta apresentação e explicou a relevância deste tipo de eventos para a comunidade médica.

A influência do hospedeiro na resposta à Imunoterapia
Prof.ª Doutora Inês Pires da Silva
19 Jul. 2019

The influence of the host in the response to immunotherapy: age, sex and microbiome”, foi o título da palestra da Prof.ª Doutora Inês Pires da Silva, oncologista do Melanoma Institute Australia, Sydney, no evento “Shaping tomorrow: redefining cancer immunotherapy”, promovido pela Roche. Em entrevista ao My Pneumologia, a especialista sumarizou os pontos principais da sua apresentação e a sua opinião sobre a importância da realização deste tipo de eventos.

Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro assume direção da Faculdade de Medicina da UC: “Inovação, parceria e qualidade de ensino”
Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro
19 Jul. 2019

“É com responsabilidade, empenho e satisfação” que o Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro assume a direção da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), para o biénio 2019-2021. Em entrevista ao My Pneumologia, o também diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), confessa os objetivos que pretende atingir nos próximos dois anos de mandato.

Newsletter

PUB

Apoio


AstrazenecaBMSBoehringer IngelheimMSDRocheTakeda