Entrevistas

Dados primários do IMpower010 divulgados na ASCO 2021 posicionam atezolizumab como candidato a novo standard de tratamento adjuvante no cancro do pulmão de não pequenas células precoce
Dr.ª Susana Simões
30 Jul. 2021

A Dr.ª Susana Simões, pneumologista na Unidade de Pulmão da Fundação Champalimaud, comentou as principais novidades no tratamento do cancro do pulmão de não pequenas células (CPNPC) em estadio precoce, apresentadas na Reunião Anual da American Society of Clinical Oncology (ASCO) 2021, que se realizou entre 4 e 8 de junho. O ensaio clínico IMpower010, que avaliou atezolizumab após quimioterapia adjuvante, mereceu especial destaque.

Dia do Transplante: Portugal entre os países líderes a nível mundial
Dr.ª Susana Sampaio 
23 Jul. 2021

No âmbito do Dia do Transplante, a Dr.ª Susana Sampaio deu a conhecer o atual panorama da transplantação nacional. Em entrevista à My Pneumologia, a presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação frisou os principais desafios no contexto pandémico e de que forma Portugal pode ainda evoluir na área.

Livro 100 Perguntas sobre Cancro do Pulmão: “Procuramos encontrar as perguntas mais pertinentes e atuais sobre este tipo de cancro”
Dr.ª Teresa Almodovar
09 Jul. 2021

“A elaboração deste livro nasceu da vontade de partilhar de uma forma acessível e resumida o conhecimento que achámos fundamental sobre o cancro do pulmão”, destaca a Dr.ª Teresa Almodovar, pneumologista no IPO Lisboa e presidente do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão, em entrevista à My Pneumologia. No âmbito do lançamento do livro 100 Perguntas sobre Cancro do Pulmão, destaca os principais temas abordados e o que ainda falta conhecer nesta área. Leia a entrevista na íntegra.

SPO organiza 1.ª reunião nacional de ensaios clínicos em Oncologia
Prof. Doutor Mário Fontes e Sousa
09 Jul. 2021

Quais os ensaios clínicos na área da Oncologia em Portugal que estão ou vão brevemente recrutar doentes? Como atrair mais ensaios clínicos para Portugal, de modo a aumentar as oportunidades de tratamento disponíveis? Estas são algumas das questões que vão ser abordadas a 15 de julho, em formato virtual, num evento pioneiro de inscrição gratuita e aberto a toda a comunidade: profissionais de saúde, doentes e indústria farmacêutica. Em entrevista à My Pneumologia, o Prof. Doutor Mário Fontes e Sousa partilhou detalhes sobre o evento e deixou uma mensagem em vídeo a motivar a participação do maior número de pessoas possível.

Terapêutica tripla fechada para doentes com DPOC: “É o melhor dos dois mundos”
Dr. Nuno Pires
25 Jun. 2021

“Houve uma mudança no paradigma do tratamento dos doentes com DPOC” com o surgimento da primeira terapêutica tripla fechada em Portugal, destaca o Dr. Nuno Pires, diretor do Serviço de Pneumologia do Hospital de Santa Maria Maior, no âmbito do segundo aniversário desta terapêutica. Em entrevista à My Pneumologia, o especialista revela que este fármaco trouxe inúmeras vantagens a esta área médica: “Temos os três principais fármacos no tratamento da DPOC num só dispositivo. Isto é um marco.” Assista ao vídeo.

Dr. António Bugalho: “Os tópicos em agenda incidiram sobre a problemática da abordagem dos múltiplos nódulos em vidro despolido”
Dr. António Bugalho
04 Jun. 2021

A propósito das 4.ªS Atualizações em Cancro do Pulmão CUF, que ocorreram a 21 de maio, entrevistámos o pneumologista do Hospital CUF Descobertas e CUF Tejo, e membro da comissão organizadora do evento, Dr. António Bugalho, que partilhou o seu pensamento sobre os desafios associados aos múltiplos nódulos em vidro despolido, justificando a escolha dos temas debatidos no evento em modo virtual.

Campanha alerta para riscos associados ao uso excessivo da medicação de alívio na asma
Prof. Doutor Filipe Froes
14 maio 2021

"Quebra o Ciclo - Deixa a asma sem fôlego" é o título da campanha, desenvolvida pela AstraZeneca, que procura alertar e sensibilizar os profissionais de saúde para os riscos associados ao uso excessivo da medicação de alívio por parte dos doentes com asma. O relatório do Programa Nacional para as Doenças Respiratórias 2017 dá conta de que, em Portugal, existem cerca de 700 mil pessoas que vivem com asma. Segundo os dados de um estudo realizado em 2015 (“Asthma control in the Portuguese National Asthma Survey - ScienceDirect”), 43% dos 700 mil portugueses não têm a asma controlada. E, perante as crises, recorrem frequentemente a medicação de alívio. Perante este cenário, o Prof. Doutor Filipe Froes, pneumologista, aponta as consequências e os riscos associados ao uso excessivo da medicação de alívio.

Hipertensão pulmonar: “Os desafios são constantes, quer estejamos em pandemia ou não”
Dr.ª Maria João Canas Saraiva
30 Abr. 2021

“Continuamos a trabalhar junto dos doentes assegurando que são seguidos nas melhores condições e que têm acesso aos medicamentos sem se deslocarem ao hospital.” Quem o afirma é a presidente da Associação da Hipertensão Pulmonar, Dr.ª Maria João Canas Saraiva, em entrevista à My Pneumologia. Para assinalar o Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar, refere que apesar de a pandemia ter-se sentido pouco nesta doença, os desafios continuam a ser inúmeros e que o diagnóstico e o tratamento atempado deve ser posto em prática.

Prof.ª Doutora Cristina Bárbara Caetano: “Há que manter alguns dos serviços virtuais para situações mais estabilizadas”
Prof.ª Doutora Cristina Bárbara Caetano
16 Abr. 2021

Perante o contexto atual, a diretora do Serviço de Pneumologia do Hospital de Santa Maria, Prof.ª Doutora Cristina Bárbara Caetano, partilha os desafios encontrados ao longo do último ano e as aprendizagens que serão úteis para o futuro.

“Um em cada sete portugueses com mais de 40 anos sofre de DPOC”
Dr.ª Mafalda Van Zeller
09 Abr. 2021

“O subdiagnóstico de DPOC em Portugal é ainda um problema”. Quem o afirma é a Dr.ª Mafalda Van Zeller, pneumologista no Centro Hospitalar e Universitário de São João, em entrevista. Além de os doentes com DPOC estarem mais vulneráveis às complicações do SARS-CoV-2, o diagnóstico e o tratamento terapêutico também sofreram um grande impacto. Leia a entrevista na íntegra.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

RespTalks

 

Opinião

Asma e gravidez: "mau controlo da asma acarreta maior risco para o feto do que o tratamento por si só"
Dr.ª Rita Gerardo e Dr.ª Lígia Fernandes, Comissão de Alergologia Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia

PUB

Apoio

AstrazenecaBialBoehringer IngelheimMedinfar

 

MSDMundipharmaRoche