Entrevistas

O impacto da Anatomia Patológica nos outcomes terapêuticos
Prof.ª Doutora Catarina Eloy e Prof.ª Doutora Paula Borralho
07 Fev. 2020

A Prof.ª Doutora Catarina Eloy, do Instituto de Patologia e Imunologia da Universidade do Porto, foi desafiada a comentar o impacto da Anatomia Patológica nos outcomes terapêuticos. Nas últimas décadas, a especialidade expandiu as suas valências, uma vez que “não providencia apenas o diagnóstico, mas já consegue introduzir alguns elementos indicativos de prognóstico e discriminadores de resposta à terapêutica”, menciona a anatomopatologista. O My Pneumologia conversou ainda com a Prof.ª Doutora Paula Borralho, que explicou o papel do anatomopatologista na avaliação da expressão do PDL-1. Veja os vídeos.

Farmacêutico e médico: a relação pela melhoria da qualidade de vida do doente com cancro do pulmão
Dr.ª Teresa Almodôvar
07 Fev. 2020

A relação entre o farmacêutico e o médico e seu impacto na abordagem terapêutica do doente com cancro do pulmão são fundamentais na melhoria da qualidade de vida deste doente. Palavras da Dr.ª Teresa Almodôvar, presidente do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão, em entrevista ao My Pneumologia, quando questionada sobre o papel do farmacêutico na gestão do doente oncológico. Assista ao vídeo.

O papel do enfermeiro na gestão do doente com CPCNP
Enf.ª Aida Cardoso
30 Jan. 2020

Atestando o rigor dos ensaios clínicos, a Enf.ª Aida Cardoso explica a importância da presença de um enfermeiro na gestão do doente com cancro do pulmão de células não pequenas (CPCNP), uma vez que “é a pessoa mais próxima do doente”. De opinião similar é a Dr.ª Gabriela Fernandes, que, em entrevista ao My Pneumologia, menciona as razões pelas quais o enfermeiro se destaca na gestão deste doente. Veja os depoimentos em vídeo.

Tratamento do CPCNP em populações especiais: a evidência científica e a prática clínica
Prof. Doutor Hélder Bastos Novais
30 Jan. 2020

“A imunoterapia veio revolucionar o tratamento do cancro do pulmão de células não pequenas (CPCNP)” sendo um importante avanço “no caminho para a cronificação desta doença devastadora”, mas os ensaios clínicos habitualmente excluem as populações mais frágeis, nomeadamente os idosos. O Prof. Doutor Hélder Bastos Novais, do Centro Hospitalar Universitário São João, conversou com o My Pneumologia sobre esta realidade que começa agora a ser modificada com a experiência da vida real.

O crescente desafio do farmacêutico hospitalar na gestão das terapêuticas inovadoras
Dr.ª Nazaré Rosado
27 Dez. 2019

 “O crescente desafio do farmacêutico hospitalar na gestão das terapêuticas inovadoras” foi o tema apresentado pela Dr.ª Nazaré Rosado, na Pharma Learning Session dedicada ao “Primeiro grande avanço no tratamento do cancro do pulmão de pequenas células (CPPC) nos últimos 20 anos”, integrada no XII Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares, que decorreu no passado dia 21 de novembro. A farmacêutica hospitalar, do Hospital da Luz, falou com a My Pneumologia sobre o assunto.

Cancro do pulmão de células não pequenas: “A probabilidade de sobrevivência aumenta em 50% com um tratamento combinado”
Dr. Delvys Rodriguez-Abreu
20 Dez. 2019

Subordinado ao tema “O doente no centro da imunoterapia”, a MSD promoveu pelo terceiro ano consecutivo um workshop que reuniu especialistas nacionais e internacionais, promovendo a partilha de experiências e perspetivas sobre o tratamento do cancro do pulmão de células não pequenas avançado/metastático. Em retrospetiva, conversámos com o Dr. Delvys Rodriguez-Abreu, do Hospital Insular Universitario de Gran Canaria, que participou nesta reunião científica decorrida a 12 de outubro.

Osimertinib, uma nova esperança no tratamento do cancro do pulmão avançado de não-pequenas células
Dr.ª Encarnação Teixeira
03 Dez. 2019

Em entrevista ao My Pneumologia, a Dr.ª Encarnação Teixeira, pneumologista do Centro Hospitalar Lisboa Norte - Hospital Pulido Valente, comentou os resultados do estudo FLAURA, relativamente à eficácia do osimertinib, um inibidor de tirosina-quinase (TKI) de terceira geração para doentes com cancro do pulmão avançado de não-pequenas células. 

Benefícios da intervenção psicológica na abordagem holística ao doente oncológico
Dr.ª Sónia Silva
03 Dez. 2019

No mês de sensibilização para o cancro do pulmão, o My Pneumologia conversou com a Dr.ª Sónia Silva, psicóloga da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que explicou a importância e o impacto da intervenção psicológica no doente oncológico. Para a especialista, é essencial "uma abordagem holística, que se pretende centrada no doente", ou seja, os cuidados prestados devem "atender à 'doença que a pessoa tem' e à 'pessoa que tem a doença'. Lamentavelmente, ainda persistem algumas assimetrias a este respeito", defende. Leia a entrevista na íntegra.

Mês de sensibilização para o cancro do pulmão: é essencial prevenir a doença
Dr.ª Teresa Almodôvar
03 Dez. 2019

Dada a sua taxa de incidência e mortalidade, "estão previstos mais de cinco mil casos associadados ao cancro do pulmão no próximo ano em Portugal". O aviso foi dado pela Dr.ª Teresa Almodôvar, que assumiu recentemente a presidência do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão, a propósito do mês de sensibilização para o cancro do pulmão, assinalado em novembro. Em entrevista ao My Pneumologia, a especialista afirma que os números associados a esta patologia são "desastrosos" e, por isso, reforça a importância da prevenção. Assista ao vídeo da entrevista.

MSD repete sucesso na 3.ª edição do Workshop “O doente no centro da imunoterapia”
Dr.ª Encarnação Teixeira, Prof. Doutor Venceslau Hespanhol e Dr. Fernando Barata
29 Nov. 2019

Com “O doente no centro da imunoterapia”, a MSD organizou pelo 3.º ano consecutivo um workshop que reuniu especialistas nacionais e internacionais e promoveu a partilha de experiências e perspetivas sobre o tratamento do cancro do pulmão. Em retrospetiva, conversámos com a Dr.ª Encarnação Teixeira, com o Prof. Doutor Venceslau Hespanhol e com o Dr. Fernando Barata, que integraram a comissão científica do evento, sobre a receita para o sucesso desta iniciativa, que decorreu a 12 de outubro. Assista às entrevistas em vídeo.

Newsletter

PUB

Apoio

AstrazenecaBMSBoehringer Ingelheim

 

MSDRocheTakeda