Entrevistas

A influência do hospedeiro na resposta à Imunoterapia
Prof.ª Doutora Inês Pires da Silva
19 Jul. 2019

The influence of the host in the response to immunotherapy: age, sex and microbiome”, foi o título da palestra da Prof.ª Doutora Inês Pires da Silva, oncologista do Melanoma Institute Australia, Sydney, no evento “Shaping tomorrow: redefining cancer immunotherapy”, promovido pela Roche. Em entrevista ao My Pneumologia, a especialista sumarizou os pontos principais da sua apresentação e a sua opinião sobre a importância da realização deste tipo de eventos.

Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro assume direção da Faculdade de Medicina da UC: “Inovação, parceria e qualidade de ensino”
Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro
19 Jul. 2019

“É com responsabilidade, empenho e satisfação” que o Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro assume a direção da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), para o biénio 2019-2021. Em entrevista ao My Pneumologia, o também diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), confessa os objetivos que pretende atingir nos próximos dois anos de mandato.

Como moldar o amanhã da Imunoterapia para o cancro?
Dr.ª Ilda Faustino
11 Jul. 2019

Nos últimos anos tem-se acumulado conhecimento sobre a Imunoterapia, mas há desafios que persistem. A 11 de maio, no evento “Shaping tomorrow: redefining cancer immunotherapy”, organizado pela Roche, foram abordadas várias áreas de investigação associadas à Imunoterapia para dar uma perspetiva global do conhecimento atual e das questões que estão por responder. O My Pneumologia pediu à Dr.ª Ilda Faustino, oncologista médica do Hospital Senhora de Oliveira - Guimarães, para fazer um balanço sobre esta reunião.

Controlar a DPOC: caminhos e desafios
Dr. António Jorge Ferreira e Prof. Doutor José Luis López-Campos
05 Jul. 2019

A doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) não controlada constituiu o tema central do simpósio promovido pela Menarini, no 10.º Congresso de Pneumologia do Centro-Ibérico e contou com as intervenções do Prof. Doutor José Luis López-Campos e do Prof. Doutor António Jorge Ferreira. Em entrevista, os especialistas sumarizam as suas apresentações. Veja os vídeos.

O papel das mucinas na defesa do pulmão
Prof. Doutor Peter Calverley
05 Jul. 2019

Com a moderação do Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro, a sessão promovida pela Mylan, integrada no programa científico do dia 28 de junho, contou com a preleção do Prof. Doutor Peter Calverley, professor de Medicina Respiratória na Universidade de Liverpool, no Reino Unido. O especialista convidado abordou, na sua comunicação, “O papel das mucinas na defesa do pulmão”.

Medicina personalizada considerada "revolução" no diagnóstico e tratamento
Prof. Doutor Tiago Alfaro
05 Jul. 2019

A denominada "Medicina personalizada" ou "Medicina de precisão" foi alvo de discussão no decorrer dos Hot Topics 2019, no dia 27 de junho. O Prof. Doutor Tiago Alfaro, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, tratou o tema que considera ser “uma revolução, um processo que tem vindo a acontecer em toda a Medicina, e que também se aplica à Pneumologia, que muda e melhora na realidade muito do que nós fazemos em termos de diagnóstico e tratamento das doenças”. Assista ao vídeo.

Prova de esforço "consegue atingir respostas mais completas" do que testes feitos em repouso
Dr.ª Cidália Rodrigues
05 Jul. 2019

As potenciais indicações da prova de esforço − “um exame extremamente importante porque muitas vezes consegue identificar sintomas e alterações que os testes feitos durante o repouso não detetam” −, e a padronização dos relatórios da função respiratória foram os tópicos abordados pela Dr.ª Cidália Rodrigues, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. A sessão, intitulada “Atualização em função respiratória”, fez parte dos Hot Topics 2019, apresentados no primeiro dia do Congresso. Assista ao vídeo.

Nódulos pulmonares: "base de evidência melhorada"
Dr. Pedro Gonçalo Ferreira
05 Jul. 2019

Considerado “um aspeto central da Pneumologia”, que tem sofrido variadas alterações, foi dedicada uma sessão dos Hot Topics 2019 à temática dos nódulos pulmonares. O Dr. Pedro Gonçalo Ferreira, do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, percorreu vários momentos e modos de atuação e expôs algumas das recomendações atuais. Assista ao vídeo.

ATS comes to Portugal: as novidades em FPI e DPOC
Dr. Pedro Gonçalo Ferreira
05 Jul. 2019

A fibrose pulmonar idiopática (FPI) e a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC)  estiveram no centro da discussão e de partilha de experiências entre especialistas. Em análise estiveram as novidades mais recentes sobre as duas patologias, divulgadas no Congresso da American Thoracic Society (ATS), que decorreu no mês de maio, em Dallas, nos Estados Unidos da América. O Dr. Pedro Gonçalo Ferreira, do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, e o Dr. Luís Vaz Rodrigues, do Hospital Sousa Martins, na Guarda, resumiram as suas intervenções em vídeo.

O pulmão no Centro da Península Ibérica: “unir forças e manter a vitalidade”
Dr. Graciliano Estrada, Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro e Dr. Fernando Barata
05 Jul. 2019

Datava o ano de 1977 quando as Jornadas em Atualização Pneumológica viram acontecer a sua primeira edição, em Coimbra. Em 2010, as Jornadas viajaram até à cidade de Viseu e deram lugar àquele que é conhecido como o maior encontro de Pneumologia da região Centro – o Congresso de Pneumologia do Centro. Desde essa data que os Serviços de Pneumologia da região se encontram uma vez por ano e partilham as mais recentes novidades do foro respiratório. Este ano, o Congresso voltou à sua “alma mater”, Coimbra, onde viu o seu território chegar mais longe: até ao Centro de Espanha. Em entrevista ao My Pneumologia, os copresidentes do agora Congresso de Pneumologia do Centro-Ibérico comentam o sucesso da edição marcada pela sua internacionalização. Assista aos vídeos.

Newsletter

Opinião

Definição de tratamentos na ambicionada Medicina de Precisão. Serão os testes genéticos a resposta?
Dr.ª Joana Espiga de Macedo, médica oncologista no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

PUB

Apoio


AstrazenecaBMSBoehringer IngelheimMSDRocheTakeda