Entrevistas

CPNPC metastizado com mutações pouco frequentes sob o olhar da Dr.ª Telma Sequeira
Dr.ª Telma Sequeira
22 Nov. 2022

“Estamos a dar sobrevida e qualidade de vida que, há uns anos, não tínhamos essa oportunidade”, partilha a Dr.ª Telma Sequeira, do IPO de Lisboa, em entrevista, sobre a sua intervenção no 8.º Encontro de Pneumologia Oncológica do Sul. EGFR INS20, MET EXÃO 14 SKIPPING, RET e KRAS foram algumas das mutações pouco frequentes no cancro do pulmão de não pequenas células metastizado abordadas nesta sessão. Veja a entrevista.

Radioncologia: “O pilar fundamental no tratamento da doença oncológica”
Dr.ª Catarina Travancinha
22 Nov. 2022

Reconhecida como uma reunião multidisciplinar, o 8.º Encontro da Pneumologia Oncológica do Sul contou também com a presença de radiologistas para debater o papel atual deste especialista no tratamento do cancro do pulmão de não pequenas células. A Dr.ª Catarina Travancinha, moderadora desta sessão, partilhou, em entrevista, que a Radioncologia “é transversal a todos os estadios da doença”. Veja o seu depoimento.

“O desafio é, sem dúvida, procurar abertura da equipa de Farmácia”
Dr. Francisco Sá
22 Nov. 2022

“A realidade é que em Portugal ainda não estamos muito habituados a ter os farmacêuticos nos serviços, mas faz toda a diferença.” Quem o afirma é o Dr. Francisco Sá, farmacêutico hospitalar, no Hospital CUF Tejo, no 8.º Encontro de Pneumologia Oncológica do Sul, convidado de honra para uma sessão diferente num encontro multidisciplinar. O farmacêutico “ajuda a tirar peso de algumas tarefas que não são necessárias ser executadas pelo médico”. Veja a entrevista.

Carcinoma pulmonar de pequenas células: um tumor muito desafiante para a Anatomia Patológica
Prof.ª Doutora Paula Borralho
22 Nov. 2022

A especialidade de Anatomia Patológica juntou-se ao 8.º Encontro de Pneumologia Oncológica do Sul para fazer jus à capacidade multidisciplinar destas reuniões. A Prof.ª Doutora Paula Borralho, do Hospital CUF Descobertas, representou os anatomopatologistas neste encontro para debater os subtipos moleculares e fatores de prognóstico no carcinoma pulmonar de pequenas células. Veja o seu depoimento.

“Com as últimas evoluções terapêuticas, sabemos cada vez menos”
Dr.ª Cristina Rodrigues
22 Nov. 2022

Apesar de existirem “mais armas terapêuticas para oferecer”, nos últimos anos, os profissionais de saúde apresentam mais dificuldades em “selecionar os melhores doentes candidatos à melhor terapêutica”. A Dr.ª Cristina Rodrigues, assistente graduada de Cirurgia Torácica, do Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte, destaca que estas recentes opções se traduzem “em ganhos de anos de vida para os doentes”, no âmbito do 8.º Encontro de Pneumologia Oncológica do Sul, na sessão sobre opções de tratamento perioperatório do CPNPC. Veja a entrevista.

O farmacêutico deve fomentar “cada vez mais a cultura de proximidade com a equipa multidisciplinar”
Dr.ª Nazaré Rosado
22 Nov. 2022

“Nós, farmacêuticos, somos o gestor do medicamento.” Quem o afirma é a Dr.ª Nazaré Rosado, do Hospital da Luz, em entrevista, sobre o papel do farmacêutico na reunião multidisciplinar, que se destacou como o tema surpresa deste 8.º Encontro de Pneumologia Oncológica do Sul. A “cultura de proximidade” entre especialidades torna-se primordial atualmente. Veja a entrevista.

8.º Encontro de Pneumologia Oncológica do Sul: a chave de ouro da especialidade
Dr.ª Encarnação Teixeira
22 Nov. 2022

O 8.º Encontro de Pneumologia Oncológica do Sul ficou marcado como “uma mais-valia para a Pneumologia Oncológica”, a qual se caracterizou por uma esfera de debate e partilha de opiniões que tornaram o ambiente de discussão entre vários especialistas e especialidades. A Dr.ª Encarnação Teixeira, presidente do encontro, deixou uma mensagem de satisfação, caracterizando a discussão dos casos clínicos como “brilhante” e a partilha teórica “excecional”. Assista ao seu depoimento.

1st Iberic Thoracic Surgery Meeting: a reunião pioneira no Congresso SPCCTV
Dr.ª Cristina Rodrigues
21 Nov. 2022

O Congresso da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardíaca, Torácica e Vascular (SPCCTV) realiza pela primeira vez 1st Iberic Thoracic Surgery Meeting, em parceria com a Sociedad Española de Cirurgía Torácica. A Dr.ª Cristina Rodrigues partilha que vão desenvolver “um curso interessantíssimo de técnica cirúrgica”. Assista à entrevista.

Métodos de medição na resposta aos fármacos biológicos
Prof. Doutor Ratko Djukanovic
15 Nov. 2022

Atualmente, a asma grave tem tido “uma seleção de excelentes fármacos biológicos” disponíveis para os pneumologistas tratarem os doentes. Quem o partilha é o Prof. Doutor Ratko Djukanovic, da University of Southampton, sobre a sua sessão em que palestrou “Que métodos de medição na resposta aos fármacos biológicos”. Assista à entrevista.

A (re)normalização do tabagismo e do uso de nicotina
Prof.ª Doutora Sofia Ravara
14 Nov. 2022

Cada vez mais, verifica-se “um travão na diminuição do consumo e uma emergência do consumo destes novos produtos, renormalizando o tabagismo e o uso da nicotina, com efeito sobretudo no aumento do consumo dos jovens”. Quem o afirma é a Prof.ª Doutora Sofia Ravara, da Universidade da Beira Interior, sobre a sessão que palestrou sobre “a pandemia do tabagismo – evolução e principais desafios”. Veja a entrevista.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

RespTalks

 

Opinião

Asma e gravidez: "mau controlo da asma acarreta maior risco para o feto do que o tratamento por si só"
Dr.ª Rita Gerardo e Dr.ª Lígia Fernandes, Comissão de Alergologia Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia

PUB

Apoio

AstrazenecaBialBoehringer IngelheimCSL BehringJanssenMedinfar

 

MSDMundipharmaNovartisPfizerRecordatiRocheVitalAire