Entrevistas

Prémio Luísa Soares Branco é testemunho de gratidão e homenagem à fundadora da RESPIRA
Dr. José Albino
17 maio 2019

"Incentivar as boas práticas na área da reabilitação respiratória e nos Cuidados de Saúde Primários". Foi com este objetivo que a Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Crónicas (RESPIRA) criou o Prémio Luísa Soares Branco. Em entrevista ao My Pneumologia, o atual presidente da Associação, Dr. José Albino, explicou que a distinção serve também como "homenagem à fundadora da RESPIRA, Dr.ª Luísa Soares Branco, que foi presidente desde o dia da sua criação até ao dia em que falaceu". Assista ao vídeo da entrevista.

 

Jornadas de Pneumologia em Medicina Familiar celebram 20 anos de “aprendizagem” e “renovação”
Prof. Doutor Raul Amaral-Marques e a Dr.ª Maria da Conceição Gomes
13 maio 2019

As Jornadas de Pneumologia em Medicina Familiar assinaram este ano a sua 20.ª edição com “350 inscritos, sendo um número recorde de participantes” e “workshops esgotados”. Em entrevista ao My Pneumologia, o Prof. Doutor Raul Amaral-Marques e a Dr.ª Maria da Conceição Gomes, presidente e vice-presidente das Jornadas, comentam o sucesso da edição marcada pelo caráter multidisciplinar do programa científico.

“Para vivermos bem, temos que dormir bem”
Dr.ª Pilar Rente
13 maio 2019

“O Sono e a Saúde” foi o título de uma das conferências das 20.as Jornadas de Pneumologia em Medicina Familiar. A sessão a cargo da Dr.ª Pilar Rente serviu como alerta para os malefícios da "má qualidade do sono na vida humana". A especialista em Medicina do sono, em entrevista ao My Pneumologia, avisou que o “sono ainda é uma área muito desconhecida”. Assista ao vídeo.

Evolução na Medicina Geral e Familiar permite diagnóstico cada vez mais diferenciador
Dr.ª Violeta Pimpão
13 maio 2019

A rinite, a asma, a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e suas comorbilidades foram o centro de discussão de um Fórum que reuniu endocrinologistas, médicos de Medicina Geral e Familiar, cardiologistas, imunoalergologistas e, por isso, conseguiu permitir “melhorar o conhecimento de cada um para um tratamento mais adequado do doente”. A Dr.ª Violeta Pimpão, da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, foi uma das participantes e, em entrevista ao My Pneumologia, admitiu que a discussão permitiu “alinhar as intervenções, a linguagem e a terapêutica” entre os vários especialistas.

Tabagismo em Portugal: número de fumadores abaixo da média europeia
Dr.ª Paula Rosa e o Dr. Rui Pereira Alves
13 maio 2019

“Os fumadores portugueses correspondem a 20% da população, sendo que os homens têm vindo a fumar cada vez menos, embora sejam os mais fumadores”. Por outro lado, "a taxa das mulheres fumadoras tem vindo a aumentar”. Os dados foram apontados pela Dr.ª Paula Rosa, no âmbito das 20.as Jornadas de Pneumologia em Medicina Familiar. Dentro da mesma discussão, o Dr. Rui Pereira Alves revelou os últimos avanços das consultas de cessação tabágica. Assista aos vídeos.

DPOC: “controlar a patologia é mais difícil do que tratá-la”
Dr.ª Ana Sofia Oliveira
13 maio 2019

“Tratar a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) pode ser considerado fácil, tendo em conta os esquemas terapêuticos, mas o controlo da patologia, com a minimização do impacto dos sintomas das exacerbações e a melhoria da qualidade de vida, continua a ser um desafio". Quem o afirma é a Dr.ª Ana Sofia Oliveira, em entrevista ao My Pneumologia, que apontou a “relação entre o médico e o doente” como fundamental para o sucesso da abordagem terapêutica. Assista ao vídeo.

Apresentação e discussão de casos clínicos traz “aprendizagem” aos médicos
Dr.ª Maria José Alves
13 maio 2019

Os casos clínicos apresentados durante as 20.as Jornadas de Pneumologia em Medicina Familiar dizem respeito a “patologias extremamente prevalentes na Medicina Geral e Familiar". O My Pneumologia entrevistou a moderadora da sessão “Apresentação e Discussão de Casos Clínicos”, a Dr.ª Maria José Alves, que alertou para a necessidade de “investigação” em patologias como a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), pela sua prevalência, e a tuberculose, "pelo seu risco de contágio".

Incumprimento terapêutico deve-se à “ausência de apoio familiar” e limitações das consultas de MGF
Dr.ª Juliana Caçoilo
13 maio 2019

A apresentação de casos clínicos foi uma das apostas do programa científico das 20.as Jornadas de Pneumologia em Medicina Familiar. Exemplo disso foi o caso clínico apresentado pela Dr.ª Juliana Caçoilo, da USF Oriente (Unidade de Saúde Familiar), em Lisboa, que “reflete o incumprimento terapêutico, quer por dificuldades do doente, pela ausência de apoio familiar, quer por falha nossa, médicos de família, que não conseguimos garantir esse cumprimento”. Assista ao vídeo.

Reabilitação respiratória: há um problema de equidade e acessibilidade nos doentes portugueses
Dr. Carlos Alves
26 Abr. 2019

A CUF Academic and Research Medical Center vai promover, no dia 25 de maio, um curso de reabilitação respiratória, destinado a internos e especialistas de Medicina Geral e Familiar, Pneumologia, Medicina Interna e Fisiatria. Em entrevista ao My Pneumologia, o Dr. Carlos Alves, coordenador da iniciativa, alerta para o facto de este ser um procedimento com benefícios comprovados para o doente, cuja oferta em Portugal é ainda escassa.

 

Jornadas de Pneumologia em Medicina Familiar celebram 20.º aniversário com programa científico abrangente
Prof. Doutor Raul de Amaral Marques
17 Abr. 2019

Este ano, assinala-se o 20.º aniversário das Jornadas de Pneumologia em Medicina Familiar, marcadas para os dias 9 e 10 de maio, no Hotel VIP Executive Entrecampos, em Lisboa. Em entrevista ao My Pneumologia, o Prof. Doutor Raul de Amaral-Marques, presidente do encontro, resume algumas das temáticas previstas no programa científico, que abrange “várias áreas da Pneumologia”, todas elas relacionadas com a Medicina Geral e Familiar (MGF). Assista ao vídeo.

 

Newsletter

Opinião

Definição de tratamentos na ambicionada Medicina de Precisão. Serão os testes genéticos a resposta?
Dr.ª Joana Espiga de Macedo, médica oncologista no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

PUB

Apoio


AstrazenecaBMSBoehringer IngelheimMSDRocheTakeda