Entrevistas

CPC-Ibérico com um programa “fortíssimo” e com participação “importante” de jovens especialistas
Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro
01 Jul. 2022

A poucos dias do início do 13.º Congresso de Pneumologia do Centro-Ibérico, a My Pneumologia entrevistou o Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro, presidente do congresso, com o intuito de partilhar os aspetos mais importantes sobre a edição que decorre em simultâneo no Convento de São Francisco, em Coimbra, e em formato online, a 7 e 8 de julho.

“É possível tratar com sucesso o cancro do pulmão desde que detetado precocemente”
Dr. Gonçalo Paupério
24 Jun. 2022

O Dr. Gonçalo Paupério, cirurgião torácico, IPO Porto, destaca a abordagem uniportal, na qual se realiza apenas uma incisão num só espaço intercostal, diminuindo o espaço de agressão e a dor sentida. Além disso, está associada a uma recuperação mais célere e a uma menor taxa de infeção e limitação funcional do membro superior. Em entrevista, acrescenta que “a mesma técnica cirúrgica evoluiu” e que permite atualmente realizar em doentes com nódulos pequenos, limitados a um só segmento. Assista à entrevista.

Epidemiologia da doença pneumocócica e os novos desafios associados
Prof. Doutor José Melo Cristino
17 Jun. 2022

O Prof. Doutor José Melo Cristino esteve presente no XIII Congresso da Fundação Portuguesa do Pulmão, decorrido entre os dias 2 e 3 de junho, e foi palestrante na sessão “Epidemiologia da doença pneumocócica: quais os novos desafios?”. Em entrevista à My Pneumologia, o diretor do Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar Lisboa Norte mencionou a evolução dos sorotipos de pneumococos e o cuidado na seleção de vacinas atendendo os sorotipos atualmente dominantes. Assista ao seu testemunho em vídeo.

Generalizar a espirometria a mais especialidades médicas: a reflexão do Dr. José Reis Ferreira
Dr. José Reis Ferreira
17 Jun. 2022

Alusivo ao tema E.Espirometria no que concerne ao diagnóstico, o mais importante a ressalvar pelo Dr. José Reis Ferreira, Presidente da Associação Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias (ANTDR), no XIII Congresso da Fundação Portuguesa do Pulmão, é a importância de se generalizar o “máximo possível” o uso da espirometria e a sua aplicabilidade. Assista ao seu testemunho em vídeo.

Técnica de espirometria à distância aproxima os profissionais dos doentes
Dr. Paulo Viana
09 Jun. 2022

A aplicabilidade da técnica de espirometria à distância revela-se facilitadora na aproximação com os doentes que, por deterem doença pulmonar obstrutiva crónica, têm maior dificuldade de deslocarem-se aos hospitais, considera o Dr. Paulo Viana, cardiopneumologista do Centro Hospitalar Universitário de São João, em declarações à My Pneumologia, após a sessão da qual participou: “E.espirometria – como fazer?”. Veja o depoimento em vídeo.

XIII Congresso da Fundação Portuguesa do Pulmão: o balanço do Prof. Doutor José Alves
Prof. Doutor José Alves
09 Jun. 2022

O formato híbrido não afastou os principais intervenientes de participarem e/ou assistirem a mais um congresso da Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP). O 13.º congresso, decorrido nos dias 2 e 3 de junho, nas instalações da Ordem dos Médicos da Secção Regional do Norte, na cidade do Porto, integrou os temas mais interessantes para a própria FPP como também para a saúde respiratória nacional. O Prof. Doutor José Alves proferiu os aspetos relevantes que marcaram a edição, enquanto presidente da fundação. Veja o seu testemunho.

Trabalho português avaliou a dinâmica epidemiológica das micobactérias não-tuberculosas no nosso país
Dr.ª Sofia Carneiro e Prof.ª Doutora Rita Macedo
03 Jun. 2022

“Nontuberculous Mycobacteria diversity in Portugal: overview from the last 8 years” é o título de um trabalho da autoria da Dr.ª Sofia Carneiro e colegas, no âmbito do projeto de Doutoramento que a aluna está a desenvolver no Laboratório Nacional de Referência de Micobactérias do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). Em conversa com a My Pneumologia, a Prof.ª Doutora Rita Macedo, responsável pelo Laboratório Nacional de Referência de Micobactérias do INSA e uma das coautoras deste poster que será apresentado no ECCMID 2022, forneceu mais informação sobre este trabalho, que procurou conhecer a dinâmica epidemiológica das micobactérias não-tuberculosas em Portugal.

O papel da abordagem multidisciplinar na vacinação do doente oncológico
Prof. Doutor João Gonçalves
03 Jun. 2022

Prof. Doutor João Gonçalves foi palestrante da sessão “Resposta imunitária às vacinas em doentes oncológicos: Quais os problemas?”, integrada no tema principal “Vacinação no doente oncológico”, na 12.ª Reunião de Oncologia da APFH. Em entrevista, o especialista afirma que a temática “é importante para questões de Saúde Pública relacionadas com o doente oncológico”. Assista ao vídeo.

XIII Congresso da FPP reúne “temas interessantes” para todos os profissionais de saúde
Prof. Doutor José Alves
27 maio 2022

O Prof. Doutor José Alves, presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), convida-os “enfaticamente a estarem presentes” no XIII Congresso, que se realizará a 2 e 3 de junho, na Ordem dos Médicos do Porto. Assista ao vídeo para conhecer todos os temas em destaque.

Grupo de Estudos para a Fibrose Quística: a sua criação era “um desejo partilhado”
Dr.ª Pilar Azevedo
20 maio 2022

A especialista assume que a fibrose quística é uma doença rara, porém que ataca um significativo número de portugueses. Foi a pensar nesses doentes que surgiu a necessidade de criar um grupo de estudos que permita fortalecer o ramo da investigação e explorar a fundo esta patologia, em Portugal. A Dr.ª Pilar Azevedo, coordenadora do Grupo de Estudos para a Fibrose Quística, destacou os principais objetivos da criação deste novo grupo.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

RespTalks

 

Opinião

Asma e gravidez: "mau controlo da asma acarreta maior risco para o feto do que o tratamento por si só"
Dr.ª Rita Gerardo e Dr.ª Lígia Fernandes, Comissão de Alergologia Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia

PUB

Apoio

AstrazenecaBialBoehringer IngelheimCSL BehringJanssenMedinfar

 

MSDMundipharmaNovartisPfizerRecordatiRocheVitalAire