Atualidade

23 Fev. 2024

A docente Raquel Duarte, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS), tomou posse, este mês, como diretora do Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira (CSPGF), no Porto, que integra Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

23 Fev. 2024

Quase 2,5 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe desde o início da campanha de vacinação sazonal, segundo o mais recente relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado.

16 Fev. 2024

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) lamentou que Portugal esteja no “nível zero” na implantação do rastreio ao cancro do pulmão, bem como na prevenção desta doença, e desejou que “o novo Governo” tenha atitude diferente. “Neste momento, estamos no nível zero. Perdemos uma oportunidade de fazer algo pela prevenção que foi a alteração à lei do tabaco. Vamos ver, depois das eleições, o Governo que for eleito, e ver que atitude toma”, disse António Morais.

14 Fev. 2024

A GSK anunciou que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aceitou o pedido da empresa para alargar a utilização da sua vacina recombinante contra o vírus sincicial respiratório (VSR) com adjuvante a adultos com idades compreendidas entre os 50 e os 59 anos que apresentam um risco acrescido de contrair a doença provocada pelo VSR. Se for aceite, a vacina contra o VSR da GSK será a primeira vacina disponível para ajudar a proteger esta população. A vacina está atualmente aprovada na Europa para adultos com 60 ou mais anos de idade para a prevenção da doenças das vias áreas inferiores (DVRI) causada pelo VSR.

13 Fev. 2024

Os internamentos por vírus sincicial respiratório em crianças até dois anos reduziram e estabilizaram na última semana e os casos de gripe mantêm a tendência decrescente, segundo o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

09 Fev. 2024

Os nanoplásticos, um dos principais poluentes do ambiente, especialmente da água, podem afetar células intestinais, cerebrais, zonas profundas do pulmão e desencadear respostas inflamatórias no corpo humano, segundo um estudo divulgado pelo Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE).

09 Fev. 2024

O cancro do pulmão foi o mais comum no mundo em 2022 e a principal causa de morte por cancro, seguido pelos da mama e colorretal, demonstrou a Organização Mundial de Saúde (OMS).

09 Fev. 2024

No Dia Mundial do Cancro, que se celebra anualmente a 4 de fevereiro, o Grupo de  Estudos do Cancro do Pulmão (GECP) lançou uma campanha nas redes sociais inspirada na iniciativa da União Internacional de Controle do Cancro (UICC), cujo slogan é “Close The Care Gap”. Segundo a Ana Barroso, pneumologista, coordenadora da Unidade Multidisciplinar de Tumores Torácicos, na Unidade Local de Saúde de Gaia/Espinho e membro da direção do GECP, “ao implementarmos programas de rastreio para detetar precocemente neoplasias malignas do pulmão estamos a investir no aumento das hipóteses de tratamento bem sucedido. Hoje sabemos que o rastreio do cancro do pulmão em populações de risco reduz o número de mortes por esta causa”.

09 Fev. 2024

A MSD anunciou os resultados do STRIDE-3, um estudo de fase 3 que avalia a vacina investigacional V116, uma vacina pneumocócica conjugada 21-valente, especificamente projetada para a proteção de indivíduos adultos. O ensaio avaliou a imunogenicidade, a tolerabilidade e a segurança de V116 em comparação com PCV20 (vacina pneumocócica conjugada 20-valente) em adultos que ainda não tinham recebido uma vacina pneumocócica.

06 Fev. 2024

A Pfizer anunciou que a Comissão Europeia (CE) aprovou talazoparib, um inibidor oral da poli (adenosina difosfato-ribose) polimerase (PARP), em associação com enzalutamida, para o tratamento de doentes adultos com cancro da próstata metastático resistente à castração (CPmRC), para quem a quimioterapia não está clinicamente indicada1. Com esta aprovação, talazoparib é agora o primeiro e único inibidor da PARP aprovado na União Europeia (UE), em associação com a enzalutamida, para o tratamento de doentes com CPmRC, com ou sem mutações genéticas identificadas.

Apoio

CSL BehringMedinfarMerckMSDRecordati

 

SanofiTecnimedeVitalaire