Atualidade

21 Jan. 2022

Foi anunciado pela empresa Sanofi um acordo referente à aquisição da Amunix Pharmaceuticals, Inc. para descobrir e desenvolver terapêuticas inovadoras de anticorpos monoclonais bi-específicos de células T (T-Cell engagers) e citocinas para doentes com cancro.

14 Jan. 2022

A Merck anuncia que o Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP), da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), emitiu uma opinião positiva recomendando a aprovação de tepotinib uma vez por dia por via oral como monoterapia para o tratamento de doentes adultos com cancro do pulmão de não-pequenas células (CPNPC) avançado, com alterações que resultam em skipping no exão 14 do gene do fator de transição epitélio-mesênquima (MET) (METex14), que necessitem de tratamento sistémico após tratamento prévio com imunoterapia e/ou quimioterapia contendo platina. 

14 Jan. 2022

A Comissão Europeia (CE) aprovou a vacina pneumocócica conjugada 15-valente, produzida pela MSD, para imunização ativa e prevenção de doença invasiva e pneumonia, causada por Streptococcus pneumoniae, em indivíduos de idade igual ou superior a 18 anos.

14 Jan. 2022

Um estudo do Imperial College London, publicado na revista Nature Communications, comprova que um número elevado de células T de constipações comuns podem oferecer proteção contra a COVID-19. O estudo iniciou em setembro de 2020 e foi divulgado esta semana.

07 Jan. 2022

Cerca de 154 mil pedidos de agendamento para a vacinação contra a COVID-19 de crianças entre os 5 e os 11 anos, para os dias 6, 7, 8 e 9 de janeiro, foram realizados até às 07h00 desta quinta-feira.

07 Jan. 2022

O estudo Health Security Agency, publicado pelas autoridades de saúde britânicas, comprovou que, duas semanas após a toma da vacina de reforço, a efetividade contra doença grave e hospitalizações atinge os 88%. Este estudo verifica ainda que as vacinas contra a COVID-19, sem a dose de reforço, são menos eficazes na proteção contra a infeção pela variante Ómicron.

07 Jan. 2022

Numa altura em que a variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2 domina em Portugal, levando a um novo pico de incidência da COVID-19, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) está preocupada com os dias de paragem do processo de vacinação e os grandes aglomerados de pessoas que se têm formado em centros de testagem e de vacinação.

29 Dez. 2021

Os dados da terceira vaga do relatório Vacinómetro, estudo que monitoriza a vacinação contra a gripe durante a época gripal através de questionários, mostraram que, da população incluída nas recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), já terão sido vacinados contra a gripe sazonal desde o início da época 2021/2022 cerca de 83,9% das pessoas com 65 ou mais anos. Conheça os restantes dados doi relatório.

29 Dez. 2021

O controlo da asma em adultos mais velhos depende de muitos fatores. A asma nos adultos mais velhos difere de asma nos jovens em muitos outros aspetos, incluindo suscetibilidade genética, influências ambientais, patogénese, tipo de inflamação das vias aéreas, curso da doença, comorbilidades, taxa de hospitalização, e outcomes do tratamento.

29 Dez. 2021

Há uma necessidade urgente de saúde pública em saber se as crianças com asma devem ser vacinadas contra a COVID-19 e, em caso afirmativo, qual o subgrupo de crianças com asma que deve ser priorizada. Segundo um estudo de coorte escocês (Shi, Ting. et al.The Lancet Respir Med.2021) as crianças com asma mal controlada (definida quer por admissão hospitalar anterior por asma ou por prescrição de corticoides orais) tinham um risco significativamente acrescido de admissão hospitalar COVID-19 em comparação com as crianças com asma bem controlada ou sem asma.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

RespTalks

 

Opinião

Asma e gravidez: "mau controlo da asma acarreta maior risco para o feto do que o tratamento por si só"
Dr.ª Rita Gerardo e Dr.ª Lígia Fernandes, Comissão de Alergologia Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia

PUB

Apoio

AstrazenecaBialBoehringer IngelheimCSL BehringMedinfar

 

JanssenMSDMundipharmaPfizerRocheVitalAire