Atualidade

17 maio 2019

O Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) integra, desde este ano, a rede de Centros de Excelência da World Allergy Organization (WAO), organização mundial que integra sociedades nacionais de alergia e organizações internacionais e que colaboram com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no âmbito das doenças alérgicas.

17 maio 2019

Terminam hoje, dia 17 de maio, as inscrições para as II Jornadas de Cuidados Respiratórios do Norte Alentejano, que decorrem já entre os próximos dias 23 e 25 de maio, no Centro Cultural de Campo Maior, no distrito de Portalegre.

 

10 maio 2019

O Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro acaba de ser distinguido como membro honorário da European Respiratory Society (ERS). O docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) recebeu o título Fellow of the European Respiratory Society, sendo o primeiro português galardoado com esta distinção.

 

10 maio 2019

No âmbito do Dia Mundial da Asma, celebrado a 7 de maio, a campanha “Vencer a Asma” lançou um vídeo com testemunhos de diferentes especialistas e representantes de associações de doentes, sensibilizando para a importância do controlo da doença e a necessidade de uma comunicação mais aberta entre o doente asmático e o seu médico. Esta é já a terceira edição da iniciativa. 

10 maio 2019

A bioMérieux acaba de lançar um Painel Sindrómico para o sistema BioFire FilmArray®, uma nova solução tecnológica que permite o diagnóstico rápido da pneumonia em aproximadamente uma hora. Este permite identificar até 27 microrganismos diferentes que causam a doença e deteta sete marcadores genéticos de resistência antimicrobiana. Disponível desde o dia 1 de abril de 2019, este painel está já a ser utilizado pelos hospitais portugueses.

 

10 maio 2019

Está a ser desenvolvido um projeto que visa encontrar um biomarcador para a apneia do sono, ao mesmo tempo que é estudada a relação entre esta doença e o envelhecimento. A iniciativa resulta de uma parceria entre o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra e o Centro de Medicina do Sono do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

 

10 maio 2019

“GSK – 50 Anos a Respirar Inovação” é o mote da conferência promovida pela GlaxoSmithKline (GSK), em parceria com a Embaixada Britânica em Lisboa, que decorre já no próximo dia 22 de maio, pela 17h00. Como principal objetivo, a iniciativa pretende assinalar as cinco décadas em que a empresa se tem dedicado à inovação no tratamento das doenças respiratórias, incluindo um debate sobre “O contributo da inovação na resposta aos principais desafios da área respiratória em Portugal”, no qual participam representantes das grandes sociedades médicas e associações de doentes ligadas à saúde respiratória em Portugal.

 

03 maio 2019

Decorre já amanhã, dia 4 de maio, a Reunião Anual da Comissão de Trabalho de Reabilitação Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP). A reunião vai ter lugar no Bessa Hotel, na cidade do Porto.

03 maio 2019

“The frontiers of research in ILD - Research seminar” é o nome do evento científico a decorrer já na próxima sexta-feira, dia 10 de maio. A iniciativa surge de uma colaboração entre o Instituto de Investigação em Ciências da Saúde e da Vida (ICVS) da Universidade do Minho e o Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar São João, no Porto. O encontro vai realizar-se nas instalações do ICVS.

03 maio 2019

“O mar que respiramos” é o mote da Corrida do Pulmão, promovida pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), agendada para o dia 15 de junho, no Complexo Desportivo Nacional do Jamor. A iniciativa surge com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade da adoção de um estilo de vida saudável como forma de prevenção das diferentes patologias respiratórias e, ainda, consciencializar as pessoas para a importância da preservação do meio ambiente. 

Newsletter

Opinião

Definição de tratamentos na ambicionada Medicina de Precisão. Serão os testes genéticos a resposta?
Dr.ª Joana Espiga de Macedo, médica oncologista no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

PUB

Apoio


AstrazenecaBMSBoehringer IngelheimMSDRocheTakeda