Atualidade

22 maio 2020

Sabe-se que a hipertensão pulmonar é a consequência do aumento de pressão nas artérias pulmonares e que pode surgir por várias causas, desde logo a presença de doenças ou a utilização de alguns fármacos. Nesse sentido, a News Farma coloca-se na linha da frente enquanto veículo de partilha de conhecimento e de experiência, promovendo um webinar com o apoio da MSD que contará com a participação de três profissionais de saúde das áreas médicas de Cardiologia e Pneumologia de dois Centros de Referência para o Tratamento de Hipertensão Pulmonar. Veja o webinar em: https://webinars.newsfarma.pt/covid19hp

21 maio 2020

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselhou os países que têm amostras de doentes com suspeita de pneumonia até ao final de 2019 a analisá-las para identificar possíveis casos de COVID-19. O apelo foi feito depois dos Estados Unidos da América (EUA) e a França terem identificados possíveis casos do novo coronavírus em dezembro de 2019.

15 maio 2020

De forma a assinalar o Dia Mundial da Asma, debater como manter a asma sob controlo e estratégias várias a nível de política de saúde, três especialistas e representantes de Associações juntaram-se num webinar que aconteceu no passado dia 5 de maio. Reveja a emissão aqui.

14 maio 2020

É mais um projeto que surge na Universidade do Porto para o combate à pandemia. Desta vez, trata-se de um concentrador de oxigénio de baixo custo que tem como objetivo adiar a necessidade de os doentes recorrerem ao ventilador. O seu desenvolvimento está a cargo de uma equipa liderada pelo Prof. Doutor Adélio Mendes, investigador no Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE) da Faculdade de Engenharia (FEUP).

14 maio 2020

“Somos ImpARáveis” é o mote da campanha “Que a asma não te pare”, lançada a propósito do Dia Mundial da Asma, assinalado no passado dia 5 de maio. A iniciativa desafia os portugueses a provar que são imparáveis, convidando-os a participar numa corrida digital solidária para demonstrar que a asma não deve representar uma limitação às tarefas diárias, mesmo durante a pandemia de COVID-19.

08 maio 2020

Assinalou-se no passado dia 5 de maio o Dia Mundial da Asma. Em Portugal, são cerca de 700 mil os doentes asmáticos, um quarto dos quais em idade pediátrica, de acordo com os dados do Inquérito Nacional de Controlo da Asma de 2010, os mais recentes na área.  “Chega de mortes por asma” é o tema deste ano, reforçando a mensagem de que o controlo da doença é possível e que “qualquer morte por asma é inaceitável”.

08 maio 2020

Afeta cerca de 700 mil portugueses​​, e embora os estudos existentes apresentem dados diferentes, sabe-se, com certeza, que muitos dos doentes com asma não cumprem corretamente a sua medicação. No âmbito do Dia Mundial da Asma, assinalado no passado dia 5 de maio, a Dr.ª Cláudia Vicente, especialista em Medicina Geral e Familiar, alerta que existem muitos fatores que explicam a falta de adesão ao tratamento, entre os quais a desvalorização da sintomatologia e falta de informação e acompanhamento.  

08 maio 2020

A Sanofi e a Regeneron anunciaram que o objetivo primário de sobrevivência global foi cumprido num estudo clínico de fase 3, que compara o inibidor PD-1 cemiplimab à quimioterapia com dupleto de platina de primeira linha em doentes com cancro do pulmão de não pequenas células (NSCLC) localmente avançado ou metastizado, que deram positivo para PD-L1 em ≥50% das células tumorais. Seguindo a recomendação do Comité Independente de Monitorização de Dados para terminar mais cedo o estudo, o mesmo sofrerá alterações de forma a permitir que todos os doentes sejam tratados com cemiplimab neste estudo clínico.

05 maio 2020

Foram apresentados os primeiros dados preliminares do coorte B do ensaio KEYNOTE-555, desenhado para avaliar o regime de dose de pembrolizumab de 400 mg a cada seis semanas em doentes com melanoma avançado. Os dados foram divulgados na I Reunião Virtual do American Association for Cancer Research (AACR) que decorreu nos dias 27 a 28 de abril.

30 Abr. 2020

Uma equipa internacional de cientistas, incluindo o Prof. Doutor Henrique Veiga-Fernandes, investigador do Centro Champalimaud, pretende desvendar como comunicam as células nervosas e imunitárias no pulmão, um trabalho que pode abrir caminho para novos tratamentos de doenças virais que afetam esse órgão.

Newsletter

PUB

Apoio

AstrazenecaBialBoehringer IngelheimMedinfar

 

MSDTakeda