Atualidade

14 maio 2021

Promovido pela MSD, o webinar “Squamous mNSCLC treatment: how to overcome challenges in my practice” analisou a história do cancro do pulmão e a evolução do seu tratamento, abordando o papel da imunoterapia na melhoria significativa da sobrevivência dos doentes com CPNPC escamoso metastático. A My Pneumologia reuniu em vídeo os melhores momentos. 

14 maio 2021

A Swedish Orphan Biovitrum AB, Sobi, e o Instituto Helénico para o Estudo da Sépsis, anunciaram resultados positivos, obtidos no estudo SAVE-MORE, co-patrocinado por ambas as entidades, realizado com o objetivo de avaliar o efeito da anakinra em doentes com pneumonia por COVID-19 moderada a grave. A utilização precoce e direcionada de anakinra, em conjunto com o tratamento de suporte padrão, nos doentes hospitalizados com mau prognóstico, evitou a morte ou progressão da insuficiência respiratória grave, e simultaneamente aumentou o número de doentes com alta hospitalar, sem evidência de infeção por COVID-19.

07 maio 2021

Os resultados positivos principais de fase 3 do ensaio MELODY demonstraram que o nirsevimab reduz as infeções do trato respiratório inferior (ITRI) que necessitam de cuidados médicos (hospitalização ou ambulatório) devido ao vírus sincicial respiratório (RSV) em crianças pré-termo ou de termo saudáveis. O RSV é a causa mais comum de IVRI e a principal causa de hospitalização em todas as crianças.

07 maio 2021

A GSK anunciou que o tratamento anti-IL-5 foi administrado ao primeiro doente no estudo SWIFT-2, como parte do estudo de fase 3 que avalia a segurança e eficácia do tratamento na asma eosinofílica grave. O GSK3511294 é um medicamento experimental, que poderá ser o primeiro biológico a garantir supressão de longa ação de IL-5 em doentes com asma eosinofílica grave, através de uma injeção subcutânea a cada seis meses.

07 maio 2021

A Pfizer promove o Programa Global de Bolsas de Investigação 2021, no valor máximo de 150 mil dólares por bolsa. Os projetos a considerar deverão ser quality improvements relacionados com o cancro do pulmão de não pequenas células (NSCLC). A submissão das propostas terá de acontecer até 23 de junho.

30 Abr. 2021

O Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), da Universidade do Minho (UMinho), o Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), e a AstraZeneca vão avançar com o desenvolvimento do projeto “EPI-ASTHMA - Prevalência e caracterização das pessoas com asma, de acordo com a gravidade da doença, em Portugal”, um estudo que irá determinar a prevalência da asma, assim como a caracterização do perfil do doente asmático em Portugal.

30 Abr. 2021

No âmbito da Semana Europeia da Vacinação, que este ano se assinala entre 26 de abril e 2 de maio, especialistas internacionais e nacionais lançam um apelo para que as pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) consultem o seu Boletim de Vacinas para confirmar que está atualizado e de acordo com as recentes recomendações da Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD).

23 Abr. 2021

De acordo com o médico de Medicina Geral e Familiar Dr. Tiago Maricoto a microbiota do corpo humano, presente em diversos aparelhos e sistemas, como o intestino e as vias respiratórias, desempenha uma tarefa importante na modulação do sistema imunitário e pode condicionar o seu normal funcionamento. O especialista sublinha que “cerca de 70% das células produtoras de anticorpos residem no intestino” e lembra que “uma das formas mais simples de prevenir as frequentes idas ao médico passa por garantir o bom funcionamento da microbiota intestinal”. 

23 Abr. 2021

No Dia Nacional da Reabilitação Respiratória, assinalado a 21 de abril, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) reafirmou a importância de se reconhecer este tratamento eficaz, defendendo, além disso, que deve ser acessível a todos os doentes respiratórios crónicos que dele podem beneficiar.

23 Abr. 2021

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) apresentou o tratamento que tem revelado elevada eficácia nas doenças respiratórias crónicas e com resultados demonstrados na recuperação dos doentes pós-COVID-19.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

RespTalks

 

Opinião

Asma e gravidez: "mau controlo da asma acarreta maior risco para o feto do que o tratamento por si só"
Dr.ª Rita Gerardo e Dr.ª Lígia Fernandes, Comissão de Alergologia Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia

PUB

Apoio

AstrazenecaBialBoehringer IngelheimMedinfar

 

MSDMundipharmaRoche