Atualidade

10 Jul. 2020

No dia 8 de julho assinala-se o Dia Mundial da Alergia, uma iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Mundial da Alergia (WAO), com o objetivo de sensibilizar a população para a importância de diagnosticar e tratar adequadamente as patologias alérgicas. A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) aliou-se à causa, relembrando que algumas patologias alérgicas podem representar um fator de agravamento para a COVID-19.

08 Jul. 2020

Face à redução do diagnóstico oncológico, registada a nível nacional, devido às medidas de confinamento, a CUF Oncologia vai reforçar, em todos os seus Hospitais, as Vias Verdes de Diagnóstico. A ação, denominada “Hoje ainda não é tarde”, decorre entre os dias 1 e 15 de julho, e permitirá um acesso reforçado às Vias Verdes de Diagnóstico Oncológico de cancro da mama, cancro colorretal, cancro do pulmão e cancro da próstata.

08 Jul. 2020

A World Sleep Society atribuiu um Distinguished Activity Award ao conjunto de atividades promovidas pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e a Associação Portuguesa de Sono (APS) para o Dia Mundial do Sono, que se assinalou no mês de março. Subordinado ao tema "Melhor sono, melhor vida, melhor planeta", o trabalho desenvolvido pelo CNC-UC e a APS destacou-se pelo esforço em sensibilizar a população para a relevância do sono na saúde e bem-estar.

07 Jul. 2020

“Avanço no tratamento da rinite alérgica: Resposta a necessidades não preenchidas”. É este o mote do webinar promovido pela Mylan, a decorrer já no próximo dia 14 de julho, às 21h00. Destinado a profissionais de saúde, o evento promete debater a falta de terapêuticas adequadas para a doença, assim como ter em conta a opinião dos utentes na gestão da sua rinite alérgica para aumentar a adesão ao tratamento. Saiba como se inscrever.

03 Jul. 2020

A Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) lança um conjunto de cinco sessões virtuais para analisar as comunicações da ASCO 2020 selecionadas por um painel de especialistas que possam vir a ter impacto na realidade oncológica portuguesa. O Ciclo ASCO’20 acontece a partir de 6 de julho.

03 Jul. 2020

Em meados de junho, a Mylan lançou no mercado português o medicamento propionato de fluticasona 50 µg/dose, PF + cloridrato de azelastina 137 µg/dose, AZE. É um spray nasal que contém num único dispositivo, um anti-histamínico, que atua rapidamente nos sintomas nasais e oculares, e um corticosteroide potente, que atua na inflamação subjacente. Um em cada dois doentes relatam que a sua rinite alérgica (RA) é bem controlada em três dias, colocando este medicamento como referência para o tratamento de RA moderada a grave.

03 Jul. 2020

Os resultados completos do estudo ETHOS de fase III mostraram que a terapêutica de combinação tripla da AstraZeneca - budesonida/glicopirrónio/fumarato de formoterol - demonstra uma redução estatisticamente significativa na taxa de exacerbações moderadas ou graves em comparação com duas terapêuticas de combinação dupla em pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) moderada a muito grave.

03 Jul. 2020

A Merck anunciou os dados atualizados do estudo VISION, um ensaio clínico de fase II em curso que avalia tepotinib administrado como agente único a doentes com carcinoma pulmonar de não pequenas células (CPNPC) avançado com alterações skipping do exão 14 do gene MET (METex14). Os resultados da análise primária dos dados de 99 doentes seguidos durante um período mínimo de nove meses demonstraram uma taxa de resposta consistente e uma atividade antitumoral de longa duração em várias linhas de tratamento, em doentes avaliados por biópsia líquida (BL) e biópsia de tecido (BT). 

26 Jun. 2020

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou na passada quarta-feira, dia 24 de junho, que há falta de oxigénio para muitas pessoas infetadas com COVID-19, estimando que, ao ritmo de um milhão de novos casos por semana, sejam precisos 620 mil metros cúbicos por dia.

26 Jun. 2020

A Merck Sharp and Dohme anunciou que a Food and Drug Administration (FDA) autorizou pembrolizumab em monoterapia para o tratamento de doentes adultos e pediátricos com tumores sólidos irressecáveis ou metastáticos com alta carga mutacional (TMB≥10 mutações/megabase), que progrediram após tratamento prévio e que não têm alternativas terapêuticas satisfatórias.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

RespTalks

RespTalks

Opinião

Asma e gravidez: "mau controlo da asma acarreta maior risco para o feto do que o tratamento por si só"
Dr.ª Rita Gerardo e Dr.ª Lígia Fernandes, Comissão de Alergologia Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia

PUB

Apoio

AstrazenecaBialBoehringer IngelheimMedinfar

 

MSDTakeda