Newsletter

Atualidade

Doentes respiratórios são o principal grupo de risco na pandemia de covid-19
27 Mar. 2020
A Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas (Respira) e o Movimento de Doentes pela Vacinação (MOVA) apontam que a comunicação dirigida pela Direção-Geral da Saúde (DGS) não tem referido com o destaque necessário os doentes respiratórios crónicos como o principal grupo de risco na infeção pelo novo coronavírus. De acordo com as entidades, os estudos apontam que esta doença tem consequências mais graves em pessoas com doenças pré-existentes, nomeadamente doenças respiratórias, como ...

Entrevistas

Dia Mundial do Sono: obesidade aumenta risco de síndrome de apneia obstrutiva do sono
Prof.ª Doutora Marta Drummond

No âmbito do Dia Mundial do Sono, que se assinalou no dia 13 de março, a Prof.ª Doutora Marta Drummond, coordenadora do laboratório de Fisiopatologia Respiratória, Sono e Ventilação Não Invasiva do Centro Hospitalar e Universitário São João, falou com o My Pneumologia acerca das várias implicações a nível respiratório na obesidade. Leia o artigo da professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Reportagem

Aliança para o Cancro do Pulmão. Fazer frente à doença oncológica que mais mata em Portugal

“A cada 18 segundos, uma pessoa no mundo morre com cancro do pulmão”. Esta foi uma das mensagens de alerta partilhadas durante o lançamento da Aliança para o Cancro do Pulmão, iniciativa inspirada no projeto The Lung Ambition Alliance. A assinatura do protocolo decorreu no Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, assinalado no dia 4 de fevereiro, onde se reuniram várias entidades, entre as quais a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), a Pulmonale, o Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a AstraZeneca. As associações unem assim esforços para combater o cancro do pulmão, tumor que não é o mais prevalente em Portugal, mas é o que mais mata. O My Pneumologia marcou presença na assinatura do protocolo e conversou com os representantes das associações envolvidas nesta Aliança. Leia a reportagem na íntegra.

Opinião

Asma e gravidez: "mau controlo da asma acarreta maior risco para o feto do que o tratamento por si só"
Dr.ª Rita Gerardo e Dr.ª Lígia Fernandes, Comissão de Alergologia Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia

PUB

Apoio

AstrazenecaBMSBoehringer Ingelheim

 

MSDRocheTakeda