Newsletter

Atualidade

Infarmed aprova financiamento de pembrolizumab em combinação com pemetrexedo e quimioterapia contendo platina para o tratamento de doentes com CPCNP
29 maio 2020

O financiamento agora aprovado pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) de pembrolizumab em combinação com pemetrexedo e quimioterapia contendo platina (cisplatina ou carboplatina) para o tratamento de primeira linha do cancro do pulmão de células não-pequenas, não-escamoso, metastático (CPCNP) em adultos, cujos tumores não expressem mutações EGFR ou ALK, representa uma boa notícia para os doentes com cancro do pulmão.

Entrevistas

App +Próximo deteta complicações respiratórias no contexto da COVID-19
Nuno Guerra

A Create IT, empresa portuguesa focada no desenvolvimento de sistemas multiplataforma críticos e de suporte ao negócio, lançou a App +Próximo. Trata-se de uma aplicação gratuita para detetar ainda numa fase precoce situações de complicações respiratórias, no contexto da COVID-19, com o auxílio de um oxímetro. Nuno Guerra é CEO da Create IT e explica ao My Pneumologia todo o processo de desenvolvimento do projeto, desde a fase inicial até entrar em funcionamento, evidenciando o papel das instituições envolvidas e perspetivas de futuro.

Reportagem

Aliança para o Cancro do Pulmão. Fazer frente à doença oncológica que mais mata em Portugal

“A cada 18 segundos, uma pessoa no mundo morre com cancro do pulmão”. Esta foi uma das mensagens de alerta partilhadas durante o lançamento da Aliança para o Cancro do Pulmão, iniciativa inspirada no projeto The Lung Ambition Alliance. A assinatura do protocolo decorreu no Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, assinalado no dia 4 de fevereiro, onde se reuniram várias entidades, entre as quais a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), a Pulmonale, o Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a AstraZeneca. As associações unem assim esforços para combater o cancro do pulmão, tumor que não é o mais prevalente em Portugal, mas é o que mais mata. O My Pneumologia marcou presença na assinatura do protocolo e conversou com os representantes das associações envolvidas nesta Aliança. Leia a reportagem na íntegra.

Opinião

Asma e gravidez: "mau controlo da asma acarreta maior risco para o feto do que o tratamento por si só"
Dr.ª Rita Gerardo e Dr.ª Lígia Fernandes, Comissão de Alergologia Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia
Hipertensão pulmonar: o desafio de diagnosticar e tratar precocemente
Prof. Doutor Mário Santos, cardiologista da Unidade de Doença Vascular Pulmonar do Hospital Santo António/Centro Hospitalar Universitário do Porto

Apoio

AstrazenecaBialBoehringer IngelheimMedinfar

 

MSDTakeda