Newsletter

Entrevistas

Unir os Cuidados de Saúde Primários e o hospital para um diagnóstico, estadiamento e tratamento mais célere do cancro do pulmão
anapaixao

“Alertar os médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar para a problemática do cancro do pulmão é o objetivo principal do programa Ligados pela Saúde". As palavras são da Dr.ª Lourdes Barradas, diretora do serviço de Pneumologia do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra. Em entrevista ao My Pneumologia, a especialista salienta a “crescente incidência” desta doença, sendo a responsável pela “maior taxa de mortalidade de doença oncológica a nível mundial".

Está disponível para toda a população mais uma vacina de prevenção da doença invasiva pneumocócica
Prof. Doutor Filipe Froes

“A prevenção é sempre a melhor forma de tratar qualquer doença e evitar a sua morbilidade, eventuais sequelas e os custos diretos, indiretos e intangíveis”. Quem o afirma é o Prof. Doutor Filipe Froes, coordenador da área das Infeções Respiratórias do Plano Nacional para as Doenças Respiratórias e perito da Comissão Técnica Nacional de Vacinação. Em entrevista, o pneumologista explica as vantagens da reintrodução no mercado da vacina antipneumocócica 23-valente, incluída no PNV (para grupos de risco) e igualmente disponível para todos os utentes que não se enquadrem nas recomendações da DGS.

Opinião

Asma e gravidez: "mau controlo da asma acarreta maior risco para o feto do que o tratamento por si só"
Dr.ª Rita Gerardo e Dr.ª Lígia Fernandes, Comissão de Alergologia Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia

PUB

Apoio


AstrazenecaBMSBoehringer IngelheimMSDRocheTakeda